Configuração Mínima (Jogo de PC tem isso, fazer o que...)
- PC com processador Pentium 90 ou superior,
- DirectX 5.0 ou superior,
- Windows 95/98 ou NT 4.0 com service pack 3, - Roda em Vista e Windows 7 sem problemas
- Memória de 16 MB de RAM p/ Windows 95/98,
- Memória de 24 MB de RAM p/ Windows NT,
- 80 MB de espaço disponível no HD,
(25 MB para a versão Demo) - Outros 50 MB disponíveis no HD para arq. de troca,
- Monitor SVGA com bus local,
- Placa de Vídeo com 1 MB de RAM,
- Teclado e mouse ou disp. apontador compatível,
- Unidade de CD-ROM com duas velocidades,
(De preferência CD-ROM 4X p/animações) - Opcional: Modem de 28,8Kbps p/ jogos na internet,
- Opcional: Placa de som c/ alto-falantes ou fones.
Age Of Empires (em alguns sites AoE) é um RTS (Real Time Strategy - Estratégia em tempo real) lançado pelo estúdio Ensemble em 1997. O sucesso foi imenso, tanto que a produtora do jogo Microsoft comprou o estúdio e produziu expansões e sequencias, como vemos abaixo:
- Age Of Empires
- Expansão AoE Rise Of Rome
- Age Of Empires 2
- Expansão AoE2 The Conquerors
- Age Of Empires 3
- Expansões AoE 3 The Warchiefs e The Asian Dynasties
Exemplos das diferenças das civilizações podem ser encontrados abaixo, extraído deste site:
Ásiatica | Babilônica | Egípcia | Grega |
Choson | Babilônios | Assírios | Gregos |
Shang | Hititas | Egípcios | Minoanos |
Yamato | Persas | Sumérios | Fenícios |

* +40% de alcance para os Arqueiros
* 30% mais rápidos os Aldeões

* Muros e torres têm duplo poder de resistência
* 30% mais rápido o rejuvenescimento de fé dos Sacerdotes
* 30% mais eficiente na mineração de pedras

* +80 pontos aos soldados dos Quartéis e as Legiões
* +2 de alcance para as Torres
* 30% menos no custo dos Sacerdotes

* 20% mais eficiente na mineração do ouro
* 33% mais resistentes as Bigas e os Arqueiros em Bigas
* +3 no alcance dos Sacerdotes

* 30% mais rápidas as Hoplitas, Falanges e os Centuriões
* 30% mais rápidos os Navios de Guerra

* Duplo poder de resistência para as Catapultas
* +1 de alcance no ataque dos Arqueiros
* +4 no alcance dos Navios de Guerra

* 30% menos no custo dos Navios
* +2 no alcance dos Arqueiros Avançados
* +25% na produção das Fazendas

* +30% na caça
* 30% menos na produção das fazendas
* 50% mais rápidos os Elefantes de Guerra e os Arqueiros em Elefantes
* +50% de tiro dos Trirremes

* 25% menos no custo dos Elefantes de Guerra e os Arqueiros em Elefantes
* +65% no tiro dos Trirremes de Catapultas e Encouraçados

* 30% menos no custo dos Aldeões
* Muros com duplo poder de resistência

* +15 na resistência dos Aldeões
* +50% no tiro dos Atiradores de Pedras, Catapultas e Catapultas Pesadas
* Produção em dobro das Fazendas

* 25% menos no custo de Arq. em Cavalo, Batedores, Cavalaria e seus aperfs
* 30% mais rápidos os Aldeões
* +30% na resistências dos Navios
Como todo bom RTS, existem as já batidas fases ou momentos do jogo, basicamente:
1 - Exploração e coleta de recursos:
Inicialmente o mapa aparece coberto por uma área negra (a chamda Fog of War), liberando a visualização das áreas a partir da exploração feita por suas unidades. Suas unidades básicas são os trabalhadores (peasants), que podem construir, ou reparar edificações e armas, assim como coletar recusros. os recursos são Madeira (coletado através do corte), Ouro e Pedras (coletados através de mineração) e Comida (coletada por caça, coleta de arbustos ou pesca, com barcos).
Além disso os recursos podem ser obtidos através de trocas com outras civilizações.
2 - Construções e Preparação do exército:
Com recursos coletados podem ser feitas construções, desde casas para permitir o aumento de sua população até maravilhas do mundo. As construções podem ser divididas em classes, eis algumas delas:
- Construções militares: Quartéis, centros de arqueria, estábulos, fábricas de balestras e catapultas, portos, torres de guarda;
- Construções de apoio: Casas, Locais de armazenamento de grãos, rochas, ouro e madeira, Fazendas, Templos, Muralhas;
3 - Guerra e dominação:
O último estágio pode ser entendido como a aniquilação das civilizações concorrentes, ou criação de alianças estratégicas com outras civilizações. Seu exército deverá ser forte o suficiente para dizimar seus oponentes, caso seu objetivo deja a dominação militar.
Alguns cheats do jogo
BIG BERTHA - Transforma as catapultas (Heavy Catapults) em Big Berthas.
BIGDADDY - Aparece um carro esporte preto com um lança foguete.
BLACK RIDER - Transforma os arqueiros que andam à cavalo (Horse Archers) em Cavaleiros Negros (Black Riders).
COINAGE - Ganha 1000 em ouro.
DARK RAIN - Transforma os arqueiros em árvores quando eles estiverem parados.
DIEDIEDIE - Todos os inimigos morrem.
E=MC2 TROOPER - Faz aparecer um homem com uma roupa branca e uma arma muito forte.
FLYING DUTCHMAN - Transforma as Catapult Tiremes e Juggernauts em Holandeses voadores. Que são mais fortes e voam sobre a água.
GAIA - Você controla os animais, mas não consegue mais controlar as suas unidades.
HARI KARI - Perde o jogo.
HOME RUN - Ganha o jogo.
HOYOHOYO - Os sacerdotes (Priests) ficam mais rápidos e fortes.
ICBM - As Ballistas e Helepolis ficam com o alcance de 99+1.
JACK BE NIMBLE - Selecione alguma catapulta, e digite este código para a catapulta jogar aldeões e vacas em vez de pedras.
KILL# - Mata o jogador. O # é o número do jogador (de 1 a 8).
MEDUSA - Transforma todos os aldeões em medusas.
NO FOG - Remove a neblina.
PEPPERONI PIZZA - Ganha 1000 em comida.
PHOTON MAN - Faz aparecer um homem com uma roupa branca e uma arma laser.
QUARRY - Ganha 1000 em pedra.
RESIGN - Desiste do jogo.
REVEAL MAP - Revela o mapa.
STEROIDS - Os edifícios e unidades são criados instantâneamente.
WOODSTOCK - Ganha 1000 em madeira.
Modo Campanha - Civilização Egípcia
Ao iniciar o modo campanha pela civilização egípcia podemos dizer que o mesmo se trata de um tutorial mais dinâmico. As missões, assim como os detalhes para conquista seguem abaixo:
1 - Hunting - Basicamente uma missão de caça. Confira no mapa as posições das gazelas, junte comida e faça os sete villagers.
2 - Discoveries - Missão onde o jogador deve encontrar as ruínas antes da civilização inimiga. Segue mapa com a localização das ruínas:
5 - Foraging - O jogador deve construir 3 estruturas para acúmulo de materiais.
7 - River Outpost - O jogador deve destruir as torres de guarda na ilha fluvial, e construir um centro de cidade e uma torre de guarda.
8 - Skirmish - O jogador deve atacar e destruir a nação inimiga
9 - Trading - O jogador deve ser capaz de estabelecer comércio com a civilização minoana, e trocar 1000 unidades de ouro. Para isso deve-se construir um transporte de carga no porto.
10 - Crusade - O jogador deve capturar uma balista inimiga, utilizando um sacerdote
Iniciei o modo de campanha pela civilização egípcia, o que pode ser configurado como um breve tutorial. Na primeira missão você deve explorar a área e aprender a coletar recursos como comida, madeira, pedras e ouro. A cada missão uma tarefa nova é apresentada, cobrindo quase todas as possibilidades da civilização.
Valeu
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