Desde que iniciei minha vida de gamer, com os primeiros consoles arcaicos (Atari 2600, Telejogo, Odissey), tenho como meta zerar o maior número de jogos antes de vir a óbito. Mas o que é exatamente "zerar"um jogo? Aliás, o que se ganha ao executar a tarefa às vezes impossível de terminar um jogo? Não sei se poderei responder aqui, pois na verdade não acredito que haja uma resposta, mas ao menos tentarei elucidar algo mais sobre o assunto.
1 - O que significa "ZERAR" um jogo?
Em linhas gerais significa explorar e completar todas as fases de um jogo, não só chegando ao final cinematográfico esperado mas como também desbloqueando todas as armas, personagens, fases secretas e modos existentes. Significa não só derrotar o chefão final, mas sim derrotá-lo em todos os níveis de dificuldade, com vários personagens e coletando todos os itens.
2 - Há jogos impossíveis de "ZERAR"?
Sim, existem jogos de eras passadas cujo final não existe ou nunca ninguém atingiu. Exemplos não faltam, principalmente no ATARI (River Raid, Enduro). Minha primeira frustração foi saber que Pitfall TEM final, e que eu jamais pude chegar a ele. Como eram jogos mais simples, o conceito de zerar era mais simples, bastava chegar ao final e boas. Aliás, em vários jogos o marcador de pontos voltava a zero quando o jogo terminava, daí o termo zerar.
3 - Como é "ZERAR" nos jogos da atual geração?
É claro que a nova geração de consoles revolucionou os gráficos, jogabilidade e desafios, mas também inovou no conceito de se terminar um jogo. Agora não basta mais derrotar o vilão na última fase, é necessário fazer isso e coletar todos itens espalhados pelas fases, e atingir certos limites, chamados troféus (PS3) e conquistas (XBOX360). Você só consegue zerar um jogo ao completar 100% de conquistas, que englobam algumas tarefas relacionadas com a jogatina (terminar determinada fase) e outras de pura habilidade (terminar determinada fase em menos de x minutos). Mais uma vez, existem jogos simples, onde os 100% são obtidos em menos de 10 horas, e jogos muito difíceis, onde leva-se mais de 100 horas de jogo para obter os 100%.
4 - "ZERAR" Vs Diversão, o que se fala por aí?
Muito se fala sobre a perda do real motivo de se jogar videogame, a tal da diversão. Quando buscamos os 100% em um jogo podemos perder o encanto de curtir o jogo, pela simples obrigação de correr um mapa inteiro buscando itens. Em DEAD SPACE por exemplo uma das conquistas envolve terminar o jogo usando somente a arma PLASMA CUTTER. Tudo bem, é legal, mas terminar o jogo sem disparar nenhuma vez as outras armas (que são beeeeem legais) deprime. Para mim, chegar ao final de um jogo sem os 100% Não é tão legal, os 100% dão ma noção de superação inigualável. Pode-se reparar nos sites de gamers (www.gamespot.com e www.ign.com) que a grande maioria dos jogadores não terminam seus jogos. Isso era bem mais grave na época dos jogos piratas; como o acesso a jogos era bem maior o gamer não tinha paciência de terminar um jogo até o osso.
5 - Como acompanhar seu rendimento perante o mundo?
Os diversos sistemas e consoles permitem que o usuário tenha uma visão clara do que já conseguiu em sua vida gamistica. cada sistema tem sua maneira de disponibilizar dados, o PS3 disponibiliza sua performance na PS Network, o XBOX360 na LIVE e por aí a fora. Porém no site www.gamespot.com existe o sistema FUSE, que engloba todas as conquistas das redes e disponibiliza em um só lugar. Lá você pode ver seu desempenho em comparação aos seus amigos e outros jogadores do mundo todo.
Acho que isso é um reflexo de uma infância conturbada, que dá origem a esta necessidade de controlar tudo, de explorar cada mínimo detalhe de cada situação, apenas para mostrar para a sociedade suas habilidades.
ResponderExcluir