Quem sou eu

Eu sou Marcello, jogador invertebrado, marido dedicado e pai abestalhado. Jogo PS1, PS2, PS3, PSP, XBOX360, Nintendo DS, PC, Iphone, Relógio Casio com joguinho. Procuro ser um cara normal

domingo, 21 de junho de 2009

Castlevania Dracula X







Plataforma: SNES (Emulador)

Gênero: Plataforma

Jogadores: 1



O Jogo

O jogo Castlevania Dracula X pode ser considerado um meio crossover, porém não têm a profundidade necessária para ser uma continuação da aclamada série. De todos os títulos este parece ser o de menor esmero, com boas fases porém curto e sem expressão. O que realmente faz deste um jogo da série é a dificuldade, acima do viável na maior parte das fases. A dificuldade é tanta que a experiência de jogo chega a ser frustrante, somente os gamers mais hard-core têm entusiasmo o bastante para chegar ao final do jogo.

Na pele de um caçador de vampiros você deve passar por 8 fases até derrotar o conde Drácula, que raptou sua namorada (péssima história, mas é assim mesmo). Sua principal arma é um chicote, e como armas secundárias você pode contar com um machado atirado por cima da cabeça, um conjunto de 3 facas, uma cruz bumerangue ou água benta. As armas secundárias gastam corações, que podem ser recolhidos ao longo das fases destruíndo-se castiçais nas paredes.

Aos finais de fase, ao derrotar o Boss, você recolhe ORBS de poder, e seu medidor de vida é completado. Você ainda possui um poder mágico que pode ser executado em situações de risco, atingindo a todos os inimigos na tela.

Gráficos e jogabilidade

Os gráficos de Dracula X são bem medianos para o SNES, tratando-se do esperado para a geração 16 Bit.



Os obstáculos encontrados são presença garantida em plataformers: Blocos evanescentes, plataformas com deslocamento horizontal e vertical, saltos precisos e atalhos escondidos. Todas as fases possuem um End Boss, cujas dificuldades não são das piores. O ultimo chefão é o próprio Drácula, que em mais um clichê típico deve ser derrotado em duas etapas - a última delas não representa muito desafio - para se finalizar o jogo. As fases são ambientadas em cenas típicas dos contos de vampiros, e passam em catacumbas, cemitérios envoltos em neblina, esgotos subterrâneos e castelos medievais.

Os inimigos são relativamente bem variados, começando com zumbis e esqueletos guerreiros, passando por combatentes de armaduras, gárgulas e morcegos. Talvez o inimigo mais irritante seja uma cabeça de meduza voadora, cujo padrão de deslocamento é errático e incomoda bastante.


Sons e Outras Informações


Os sons são característicos da era 16 Bits, grotescos em relação ao padrão atual. Não existe a opção dual channel, assim a m´´usica falha durante execução de golpes, ou durante efeitos especiais. Dracula X nunca foi oficialmente lançado fora do Japão, o mais próximo a isso foi um remake lançado em 2007 para PSP.


Esta opção de jogo pode ser facilmente encontrada em emuladores para PC, o cartucho original vale uma fortuna devido à sua raridade.

Para finalizar o jogo são necessárias cerca de 10 horas, ao se optar por um path mais curto, e cerca de 15 horas para todos os diferentes paths.

Um comentário:

  1. Que tal um jogo para dois? Faz tempo que não jogamos juntos...

    ResponderExcluir