Quem sou eu

Eu sou Marcello, jogador invertebrado, marido dedicado e pai abestalhado. Jogo PS1, PS2, PS3, PSP, XBOX360, Nintendo DS, PC, Iphone, Relógio Casio com joguinho. Procuro ser um cara normal

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Guerra Khan



Difícil acreditar que um browser game poderia ser tão bom, mas a verdade é que Guerra Khan (http://www.guerrakhan.com/) vicia demais. Desde que entrei nessa onda não consigo parar, acesso pelo menos duas vezes ao dia para manobrar exércitos e utilizar recursos.

Guerra Khan é um MMORPG de batalhas medievais, onde o jogador escolhe uma nação e briga com os demais para alcançar o topo do ranking. Há cerca de 200.000 jogadores cadastrados, em 8 mundos diferentes, divididos em 9 nações com suas características próprias. Apesar dos gráficos simples e ausência de sons e animações a jogabilidade é excepcional,
Como os grandes RTS´s aqui o que importa é o acúmulo de recursos (ouro, ferro, madeira e comida) para serem utilizados em construções que geram mais recursos e construções militares. Estas construções sofrem up-grades com o uso de mais recursos, e assim sua nação vai crescendo.
Após criar um exército suficientemente grande, com vários tipos de unidades de infantaria, cavalaria e máquinas de guerra, é hora de atacar os oponentes, aumentando seu poder de dominação e ganhando mais recursos. As batalhas são breves relatórios que mostram o início e final, contemplando as perdas de unidades e roubo de recursos.
Para acompanhar sua performance existe o ranking, que situa o jogador em relação aos outros oponentes. Você pode fazer parte de um clã, que também tem um ranking próprio, e os clãs podem declarar guerra ou paz em relação aos outros.



terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uncharted: Drake´s Fortune

Jogo: Uncharted: Drake´s Fortune



Plataforma: PS3





Jogadores: 1





Dados Técnicos: http://www.gamespot.com/ps3/action/uncharteddrakesfortune


O Jogo

Este é o primeiro jogo que termino na minha nova plataforma, e posso dizer que fiquei impressionado. Aliás, não foram somente os gráficos que me deixaram impressionado. O jogo é tão envolvente que neste exato momento minha esposa (a mulher do Cara) Cristina está violentamente grudada no controle.

Você assume o papel de Drake, um moderno caçador de tesouros que com a ajuda de Helena (repórter de aventuras) e Sullivan (caçador de tesouros) procura pelo lendário El Dorado. Com um diário de Francis Drake (de quem é pretensamente um parente distante), o trio é levado a ilhas distantes do pacífico através de antigas ruínas incas, dominadas outrora pela flotilha espanhola.

Obviamente o grupo não está só, uma vez que caçadores rivais também se interessam pelo El Dorado, e o tiroteio durante as fases é intenso. Ao se aventurar pelas ilhas Drake descobre muito mais sobre o tesouro, inclusive descobre que os alemães nazistas (sempre eles...) já haviam descoberto o paradeiro de El Dorado, mas misteriosamente foram mortos. Deste modo os desenvolvedores conseguiram incluir uma base de submarinos alemã no contexto, que juntamente com os templos antigos, selva e cargueiros dão ao jogo uma ambientação fantástica.

Trata-se de um shooter dinâmico, com elementos de plataforma 3D, algo como um Tomb Raider misturado com Gears of War







Gráficos e Jogabilidade

Os gráficos sem sombra de dúvida são o ponto forte do jogo. Claro que estou falando de um PS3, mas todas as texturas foram bem trabalhadas, os templos antigos foram exaustivamente estudados e replicados em seus mínimos detalhes. Os efeitos de partículas podem ser vistos nas explosões e no deslocamento de Drake pela mata, as folhas e hastes parecem ser individualmente modeladas.Os efeitos de céu e água, geralmente o calcanhar de aquiles dos gráficos, são soberbos,e detalhes como Drake ficar molhado quando cai na água fazem a diferença.

Quanto aos controles, sem novidades: precisos e intuitivos, mesmo quando alguns combos são necessários. A câmera não atrapalha a jogabilidade, algo raro para o gênero, havendo apenas algumas mudanças de foco e travamentos em determinados momentos do jogo.

O problema aqui reside no desafio, ou falta dele. Iniciei o jogo no modo easy, e morri muito pouco ao longo das fases. Em todos os momentos dicas aparecem nas telas dizendo o próximo passo, não há puzzles nem fases emperradas. Ao iniciar no modo hard pouco muda nas fases, entretanto a difuculdade dos inimigos muda, porém nada preocupante.




Troféus

O jogador pode tentar completar a lista de troféus dados aos que completarem os desafios, tais como atingir uma determinada quantidade de inimigos na cabeça, ou matar tantos inimigos com combos brutais. Existem itens espalhados pelas fases, que são bem escondidos e também valem troféus.